sábado, 17 de novembro de 2012

Vinã Amayna, muitas novidades!!!





A Vina Garcés Silva vem aos poucos ocupando um espaço no cenário vitivinícola do Chile.Desde 1999 com seus primeiros vinhedos plantados em Leyda, passando pela construção em 2002 da sua Bodega.Todos os passos sempre na direção da produção de vinhos com qualidade.Essa parece ser seu foco.
Me lembro quando comprei o Amayna Chardonnay safra 2003, quando aqui chegou.Era uma aposta promissora, me disseram na Mistral.Ainda tenho um exemplar na minha adega.Devo abrir em breve.
Agora ao conhecer  pessoal mente algumas pessoas da Vinã, e ouvir a narração do que fizeram e do que pretendem,percebo que a linha de vinhos vai aos poucos crescendo, saindo daquele estágio de consolidação e partindo para um parceria maior com o consumidor.Afinal Amayna quer dizer  calmaria, depois  da tormenta.
Eles escolheram o Vale Leyda ,porque é  uma região bem arejada pelas massas frias vindas do Pacífico.Uma região que todos os vinhos já provei não tem aqueles taninos e álcool em excesso que muitos vinhos Chilenos tem.São vinhos mais elegantes e aromáticos.
Depois do Chardonnay, do Pinot e do Sauvignon Blanc, provei 2 vinhos novos:  o Syrah e um Sauv Blanc Barrel Selection

O primeiro vinho degustado foi o :

Amayna Sauvignon Blanc 2011,100%,14,5%, amarelo lima, bem claro.Notas de minerais , melão.Na boca ótima acidez, muita fruta,muito frescor,muita elegância,muita leveza (apesar do álcool de 14,%).Média persistencia, muito agradável e harmônico.



Amayna Sauvignon Blanc Barrel Selection 2007, foi o segundo vinho, 100%,14,5%, 12 a 14 meses em barricas francesas novas.Um novidade da Amayna.
Um amarelo ambar , bem escuro, notas de carambola,melaço,abacaxi,verniz,tostado.Na boca, gordo, untuoso,boa acidez,média persistência,frutado,suculento.A madeira calibrou bem esse vinho.Ficou mais denso e gastronômico.Uma delícia.Ficou quente, sem perder a ternura.

Amayna Chardonnay, 2009, com 100%, 14,5%.Estágio de 12 a 14 meses em carvalho francês(20% novo,40% primeiro uso e 20% segundo uso)
Um velho conhecido.Cor amarelo dourado, notas de florais ,madeira e carambola.Na boca ,leve amarguinho,média persistência,pimenta suave,longo,untuoso,suculento,boa acidez.Muito harmônico e saboroso.Final longo.
Outro velho conhecido meu.
Amayna Pinot Noir,14,5%, 100%, estágio de 12 meses em carvalho novo
Cor rubi , brilhante.Notas de goiaba,madeira,chocolate,capuccino.Na boca excelente acidez,ótimo ataque,taninos presentes leves,médio corpo ,elegante,persistente, final longo,frutado.Não parece vinho Chileno pela sua leveza, e atitude.A friagem do Leyda deixa ele muito suave.Maravilhosos vinho.
Ai chegou um Syrah , novidade para mim.
2008 foi a primeira safra.
Amayna Syrah, 2010, 100%,14,5, estágio de 12 a 14 meses em carvalho novo.
Se mostrou com uma cor rubi, escuro, fechado.Notas de frutas vermelhas,pimenta branca,madeira.Na boca uma surpresa.Não parecia vinho do Chile tbm.Taninos presentes, elegantes,leve,frutado,persistente,intenso,levemente seco,balanceado,jovem.Me agradou muito.Um Syrah totalmente diferente , muito equilibrio e harmonia.
Esse painel, deixou as claras as grandes diferenças de terroir existentes hoje no Chile.Em um mesmo território, tantas possibilidades de agradar ao consumidor .O único problema que comentei com o Matias , um dos donos da Vinã, é o formato da garrafa, que atrapalha a adega toda.É a garrafa mais bojuda que já vi.Mas isso é apenas um detalhe.

2 comentários:

Anônimo disse...

Badaró,

Concordo com você em tudo, até no formato da garrafa.
Sou fã dessa vinícola, e acompanho seus vinhos desde o lançamento.
Só um pequeno detalhe, a primeira safra do Syrah é 2007. Por sinal eu provei e amei este vinho que já em sua primeira safra tornou-se meu favorito. O curioso é que levou míseros 87 pontos da WS.

abraços e parabéns pelo blog!


Alexandre Henriques.

Chiquinho Badaró disse...

Obrigado pelos elogios Alexandre.Valeu!!!