domingo, 21 de outubro de 2012

Ch Mouton Rothschild 1964 Magnum


Foi meu confrade Selmo Geber, que nasceu 1964, que comprou esse vinho  em Paris,e me chamou para degustar com ele.
É lógico que todos ficaram curiosos para saber se como um vinho dessa idade estava.Ainda mais sendo um Mouton. Pelo rótulo , completamente mofado,já daria  para imaginar o conteúdo.
Esse vinho é um corte com Cabernet Sauvignon,Merlot e Cab Franc, sendo sempre em torno de 80% de Cab Sauvignon. As uvas provêm de vinhedos  em Pauillac, e estagiou perto de 22 meses em barricas novas
Foi servido nas taças sem ser decantado.
Se mostrou com aspecto  brilhante,  aberto,sem suspensões, com uma tom granada , meio amarronzada.Halo totalmente laranja.
No nariz , com areação, senti aromas intensos: café,couro com suor,baunilha,frutas negras muito maduras com berries,terroso,pimenta do reino branca,aniz,cravo, floral,groselha.
De cara não senti nada, mas foi abrindo aos poucos.
Na boca , impressionou como ainda estava vivo.Taninos totalmente domados e elegantes,afinado,carnoso,maduro,ainda com ótima acidez,equilibrado,velho,redondo,longo,harmônico,delicado,aveludado.Encheu a boca.
Esse tipo de vinho a gente precisa ter a sabedoria de não criar muitas expectativas, mas o Mouton me agradou.Fomos esperando , e ele foi se mostrando, se abrindo,trazendo toda sua personalidade.
Pena que o vinho durou apenas 30 minutos.O contado com o oxigênio , não faz bem para os velhos, e com esse não diferente.Meia hora se passou e ele estava comprometido.Mas valeu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nice color choice on the blog. It is really easy on my eyes and I have bad eyes too so that's a really big compliment lol