sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

E o vencedor de 2009 é: Pedro Ximenez Alvear 1927


Instado pelo Alexandre, vai ai meu vinho do ano:
Não foi uma escolha fácil.Ficou injusto , com alguns caldos maravilhosos.Durante as 50 semanas que passamos este ano, tive a oportunidade de provar muita coisa boa.Provida por mim ou por amigos.Isso,é que faz a diferença.O vinho é pra se festejar, abrir com amigos e confrades.
Eu agradeço por mais uma ano de luta, muito trabalho, alegrias, frustações, realizações.Conseguimos sobreviver!!!
Acho que os vinhos famosos tem obrigação de serem espetaculares.Valorar um vinho diferente é bacana.
Um vinho , que para mim foi uma novidade, foi esse.
Pedro Ximenez Alvear 1927
Explico porque:
Quando adquirimos um vinho já de certa idade , somos acompanhados por um temor:Será que ele está vivo?Um vinho de 82 anos !!!!!!Uma vida inteira.
Meu confrade Issac, trouxe esse néctar.Foi diferente, um vinho de sobremesa.Um Pedro Jimenez.
Meu post na época:leia
Produzido pelas Bodegas Alvear.
Essa Bodega produz vinhos desde 1729.
As uvas são Pedro Jimenez, ricas em açucar colhidas e deixadas passificando , lentamente vão perdendo água e secando.Depois , pelo sistema de barricas solera,onde de uma passa para a outra, o vinho vai maturando.Bem devagar.
Ai o resultado é um caldo suave e doce.Gostoso, calmo , para se beber com surpresa e atenção.Um vinho que agrada ao nosso coração e mente.
Os aromas ficam na nossa memória, o sabor no palato e , fica um desejo de quero mais.
Quem sabe em 2010 tem mais.

Nenhum comentário: