domingo, 7 de junho de 2009

Vinho Consignado? Conhece?Já experimentou?

Na certa que sim, mas vc não sabe disso.Nem eu.
As mostras de vinho sempre são boas para nós consumidores finais.Primeiro, nós podemos conhecer muitos importadores,produtores e vinhos diferentes.Segundo podemos conversar muito , saber de informações que normalmente não vemos na internet.É a dica de cocheira, como dizem nos Hipódromos.
Voce pode combinar uma visita a algum produtor,pega um cartão , conhece as vezes o dono da vinícola.Sempre tem alguém indo viajar , é impressionante.
Mas vc fica sabendo de casos escabrosos.
Conversando com um importador , soube como anda uma modalidade comercial que para nós simples mortais , não existe.
O vinho consignado.
Nós temos que comprar e pagar .Ponto final.
Todos nós sabemos que existem muitas importadoras de vinhos.As grandes e as pequenas.E na certa ,é uma disputa forte para colocar no mercado as quotas de vinho .Eles tem que vender, não importa como.Eu já falei aqui, vivo recebendo emails, mala direta, telefonemas.Tem que vender.Até ai acho normal.
Com os bares e restaurantes, essa lógica não funciona.
O poder de barganha deles entra com muita força na negociação.Eles fazem compras normais , na certa , mas uma quantidade grande , dos rótulos existentes nas cartas de vinho, são consignados.
Vendeu paga, não vendeu ou não está vendendo , devolve.
Principalmente , com vinhos BBB(Bom,Bonito e Barato) como os "restauranters" dizem.Esse é o tipo de vinho que mais gira, que mais dá lucro, pois as vezes tem até desconto no preço.Muita gente que vende vinho, vive hoje desse tipo de relacionamento.
Não importa se foi bem armazenado!Se foi congelado, ou se foi gelado, ou se foi aquecido!Se estava em Búzios, e veio para aqui em Belo Horizonte.Se foi mal transportado, se foi esquecido no porta malas de algum carro no sol.Todo o carinho do importador vai por água abaixo.
Tudo volta, estando a garrafa íntegra.No olhômetro o vinho está ótimo.O preço volta ao normal.
Ai , nós consumidores finais , acabamos na maioria das vezes comprando esses vinhos sem saber , digamos, desse ,"desvio" de trajeto.
Quantos de vcs já compraram vinhos , que se mostraram estragados após abertura?Já me aconteceu várias vezes.
No Fórum Enólogico, vez ou outra aparece gente reclamando isso.E na maioria das vezes , onde ele comprou não tem como trocar.Nessa hora, tem que ter muita conversa para o prejuízo não ser nosso.É muitas vezes fica sendo .
Se esse tipo de situação vai acabar um dia?Dúvido.A ética , não entra nessa hora.As vezes o importador nem tem culpa.Ele não vigiou o vinho.
Quanto a eu, vc e e seu amigo?Bobagem
Quem vc acha que compra mais vc ou o bar da esquina?

Nenhum comentário: