sábado, 31 de janeiro de 2009

O Vinho como gerador de riqueza no Nordeste !


Prestei muita atenção , nessa notícia que o Piaui quer iniciar um polo produtor de vinhos ou de uvas .Essa cidade, São João do Piauí, que vai sediar nesse final de semana o Festival da Uva, mas do que o Parque Nacional da Serra da Capivara e a Barragem do Genipapo, tem um IDH terrível.Não que seja diferente de outras cidades do Piauí.No ranking de IDH dos estados brasileiros, o Piauí, so perde para Alagoas e Maranhão.
Segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil, veja aqui,a maioria dos municipios do Piauí aparece nos últimos lugares.
Se essa iniciativa do Gov Dias vingar, palmas para ele.Em Petrolina os efeitos das fazendas de frutas tropicais e , e vinhedos para produção de vinhos é evidente. A geração de empregos e melhoria na qualidade de vida nas comunidades é um fator de diminuição da pobreza.O problema é esse fenomeno só acontece em Petrolina, comparada com outros municípios da região,pois a cidade detém a maioria das receitas .Mas já é um começo, para se mudar a realidade dos nordestinos.

Nenhum comentário: