sábado, 19 de maio de 2007

Uma uva mundial !

A Cabernet Sauvignon, e a variedade de uva tinta mais utilizada para a producao de vinhos no mundo, e tbm junto com a Chardonnay a mais plantada .Ela e a principal uva de muitos vinhos tinto de bordeaux, e cresce na maioria dos paises produtores de vinho pelo mundo, apesar de exigir uma estacao de crescimento longa, e amadurecimento adequado.
Pensou-se que era uma variedade antiga de uvas , porem, estudos geneticos recentes da Universidade Davis, comprovaram que e realmente a progene hibrida de Sauvignon Blanc e CabernetFranc.
Os melhores locais para produzir vinhos de qualidade de Cabernet estao em regioes de semi-aridos moderadamente quentes, fornecendo uma estação longa de crescimento, em terras nao ferteis demais e bem drenados. Ela gosto so solo pobre, quanto mais melhor, cascalhos pedras, sap seus preferidos.A grande vantagem , e que ela tem uma adaptacao facil.Dai ser plantada por todo o globo.
As bagas de Cabernet sao pequenas, esfericas com casca muito forte, grossa e preta. Esta dureza, as faz claramente resistentes a doenças e e capaz de resistir algumas chuvas de outono com estrago pequeno.
A casca grossa dessa uva, pode resultar em vinhos com taninos ricos , muita estrutura e corpo.
Ela nos traz muitos aromas , nos vinhos jovens e nos vinhos de guarda , as vezes nos surpreende com aromas profundos enigmaticos, como aromas distintos de groselha preta e pode desenvolver nuances de cedro, violeta, couro, ou caixa de charutos.
Ele e sempre um candidato ao envelhecimento, ate mais que outras uvas tintas .
Hoje em dia , e feita assemblage dela com todas as outras tintas, que existem por ai, para dar mais aromas , ou deixar o vinho mais sedoso .Ja vi todo tipo de mistura possivel.
Vc acha pelo mercado muitos rotulos diferentes de cabernet, daqui do Brasil, do Chile , da Argentina, ou mesmo do velho mundo.O mais importante vc saber apreciar essa uva.Sempre ao abrir ,deixe respirar por um tempo.Vinhos mais novos , por mais tempo, vinho antigos por menos e na taca.
O mais importante e saber entender essa uva mundialmente conhecida.

Nenhum comentário: