sábado, 21 de abril de 2007

Uma nevoa mais densa

Todos conhecem a uva Nebbiolo.Esse nome , vem em decorrencia da nevoa que aparece no piemonte, durante a colheita, em setembro e outubro.E uma uva muito vigorosa e dela sao feitos varios dos melhores vinhos existentes na Italia.Que sao, Barolo, Barbaresco e Gattinara
A Nebbiolo e considerado uma das grandes variedades de vinho, maior, mais escuro e mais tanico, tipo mesmo amargo. Ciosamente bem cuidada em seu lar italiano ,essa uva famosa do Piemonte, teve poucos clones exportados para outros paises.
Na degustacao que fui ,na semana que se finda, provamos varios vinhos do piemonte.Brancos e tintos, muito bons, Chardonnay, Nebbiolo,Barbera,todas estavam la.
Mas o vinho que mais me chamou atencao foi esse ai.A sua uva , e a Freisa.
Que e uma variedade de uva que cresce , principalmente em Monferrato e no Langhe, mas também mais ao norte nas provincias de Turin e Biella. Os sinonimos para Freisa incluem Monferrina, Monfreisa, Fessietta, Chieri de di de Freisa, Freisa de Fresa e Spannina.
Atraves de teste geneticos feitos na Universidade de Davis, foram achados indicios que a Freisa se originou da Nebbiolo .
O primeiro registro dessa uva se da em 1517,sendo que em 1880 ela se tornou uma das maiores cepas plantadas, pois era resistente a um fungo chamado Plasmopara Viticola, que infestava a regiao.
O vinho Mondaccione, produzido por Luigi Coppo, se revelou com uma cor rubi jovem, muito intenso.No nariz, me trouxe aromas variados , como muitas frutas vermelhas,algo adocicado,com um pouco de tostado e caixa de tabaco.Na boca, estava ainda muito fechado, com taninos muito presentes, um acidez bem equilibrada, bom corpo,muita persistencia, e um ataque muito preciso.
Concluimos que deve ser guardado para consumo , por mais alguns anos.Agora esta jovem.
Nessa regiao ,se produzem vinhos sempre muito longevos.Pus o link da Mistral ai.Vc pode dar uma boa olhada.

Nenhum comentário: