domingo, 1 de abril de 2007

Ele é unico !

Alejandro Robaina, tem o privilegio de ser o unico cubano vivo que da nome a uma marca de charuto.Seu prestigio como melhor produtor em Cuba e no mundo, vem pelas capas que vestem seus famosos charutos e lhe trouxeram esse reconhecimento.
Tudo se iniciou em 1845 , quando nas terras de Barbacoa , que era um bairro afastado do municipio de San Luis, na Regiao de Pinar Del Rio, Cuba , onde foram plantadas mudas de origem espanhola e se comecou o cultivo dessa planta.
De geracao em geracao , as experiencias se foram passando , enriquecidas com a inteligencia natural desse vaqueiro octogenario e seu habito de buscar sempre a origem de todos os problemas que surgiam em cada colheita.A ele,sempre recorrem diversos produtores , tecnicos e conhecedores , do ramo de charutos , a fim de aprenderem seus segredos.
Foi autor de um estudo sobre esse temas , que alcancou categoria relevante em um Forum Tecnico Cientifico, trazendo tanta importancia, que a direcao da Habanos SA( que e a estatal cubana que controla a producao de venda de charutos) o selecionou para criar uma nova marca de charutos de alta qualidade.Alejandro foi convidado a apresentar o produto em Hoteis de luxo em Madrid e Barcelona.
"Haviam se passado 10 anos que eu tinha deixado de fumar charutos, mas nesse dia , acendi um puro e voltei ao convivio com esse maravilhoso tabaco" recorda agora , sentado na varanda da sua casa e provando um cafe.No jardim , existem flores , que trazem perfumes diferentes , abafando um pouco o odor da sua plantacao de fumo, ao lado de sua casa.
Foi nessa apresentacao , que Robaina, agora com 81 anos de idade, se cansou de dar autografos a famosas personalidades convidadas e tirou muitas fotos , que hoje adornam muitas revistas especializadas.
Desde entao, ele viaja pelo mundo inteiro (fora os EUA), promovendo o tabaco cubano, embora Robaina diga que sem muita necessidade pois , Cuba e reconhecida como a meca dos charutos.
Bom papo, e fotogenico, Alejandro, viaja, mas não perde de vista suas plantacoes , que tendo 200.000 plantas, tras na colheita uma alta producao de capas.Diz ele que sempre cuida da terra para que ela tenha um ph ideal, para a planta se desenvolver bem e trazendo qualidade a seus charutos .
Todos os dia ele recebe turistas , que querem conhece-lo e ver sua arte.Perguntado o que acha do seu nome ser sinonimo de qualidade e fama , ele , diz que esse reconhecimento que lhe e dado pelo governo cubano, engrandece a ele e a sua familia, e como e um simples agricultor e ter chegado a esse patamar , mostra como se considera em cuba a o sucesso do trabalho.
Me agrada muito o Vega Robaina Unicos , que é um piramide ou torpedo.Extremamente saboroso, a selecao das folhas nos da muita satisfacao .E um charuto encorpado que harmoniza bem com um conhaque.






Nenhum comentário: