domingo, 11 de março de 2007

Vinhos com Responsabilidade Social


Outro dia falei aqui sobre o vinho Amalaya, que e organico e biodinamico.Mas muita gente nao sabe bem o que e isso.Dai fui pesquisar para trazer aqui muitas informacoes sobre esse metodo de producao de vinho.
Surgiu nos Estados Unidos em 1960, o interesse por vinhos com agricultura organica, na California.Na decada de 90, essa preocupacao chegou a Europa, e se fixou em produtores reconhecidos mundialmente.Hoje temos 3 por cento da producao mundial , so de organicos.No manejo dos vinhedos, tudo e considerado um organismo vivo.Nao se pode usar agrotoxicos.Se procura enfraquecer os insetos ou ervas daninhas .
Tudo e pensado para fortalecer a vida presente nos solos ( microorganismos) e as plantas, de forma que a prevenção de doenças e desequilibrios ecologicos seja o objetivo primeiro de todo trabalho realizado.A materia organica no solo, se melhora com a a fermentacao de leguminosas.Nao se usam adubos quimicos.
Se usam animais, como gansos, para combate as ervas ,ou se usa o arado.Se controla rigorosamente a agua, para que fungos nao aparecam.Na limpeza da cantina, nao se usam produtos quimicos .
O anidrido sulfuroso e aceito em pequenas doses durante a vinificacao, para cuidados antioxidantes e antisepticos.Sem esse produto o vinho perderia a longevidade.Esses cuidados levam ao aparecimento de organismos beneficos a fermentacao,e diversidade de aromas.
A biodinamica nasceu da redescoberta de algumas palestras sobre agricultura feitas pelo criador da Antroposofia, Rudolf Steiner. Com base nessa teoria, os biodinamistas passaram a ver o vinhedo de forma holistica, tratando como organismo vivo e integrado no meio – o que inclui os animais que vivem ao redor, as forças da natureza, as energias do sol, as raizes.
E verdade que a biodinamica tem praticas excentricas: uso de chas no terreno para equilibrar carencias minerais; chifre de boi com cristais de quartzo moido enterrado em determinadas epocas para manter a energia do solo; uso de esterco de diferentes animais (o que come raizes produz melhor adubo para elas e assim por diante); colheita, vinificacao e engarrafamento regidos pelas fases da lua; aragem por traçcao animal. Visto assim, e facil rir da biodinamica, a pratica esoterica de gente esquisita. So que os vinhos biodinamicos costumam ser melhores que os da vinicultura tradicional, parecem ter mais presença, mais intensidade, mais...energia.
Ja existem grandes produtores fazendo essas praticas .Os vinhos sao melhores ou piores?
Temos as duas situacoes, porem nao podemos ter preconceito ou achar um detalhismo .
Quem ja bebeu desses vinhos garante que no dia sequinte ficamos mais inteiros.
Os vinhos sao mesmo diferentes e parece que vem de encontro com essa discussao de se proteger mais a natureza.
Podemos dizer que sao vinhos com Responsabilidade Social.

Nenhum comentário: