quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Uma Paixao !!!!!

Sou um apreciador de vinhos da Borgonha.Aquela garrafas bojudas , dificeis de se guardar na adega me atraem.
Mais precisamente sou fa da cepa Pinot Noir.
Eu sempre digo a meus amigos que quando vc bebe um pinot, e capta o que se passa ali, dentro da taca de vinho, vc comeca a decifrar uma das cepas mais intrigantes que existem.
A cepa Pinot Noir tem sua origem na Borgonha.De la e que sairam a maioria das mudas que se adaptaram no lugares mais diferentes .O cacho e pequeno, clindrico, parece um pouco com uma pinha.Historiadores acham que o nome pode vir dai.Na vinificacao e sensivel,na videira o cacho e muito vulneravel a doencas , e fica dificil as vezes de crescer.Sua casca fina , traz problemas.Pouca gente sabe que ela e usada na producao do Champagne.


E plantada nos Estados Unidos, Argentina, Chile,Africa do Sul,Australia,NovaZelandia,Austria,Suica,Italia,Alemanha,Espanha e ate aqui no Brasil.
So que em cada lugar, deu um vinho diferente.A adaptacao das cepas e complicada.
Nenhum se assemelha com o outro.Mesmo dentro da Borgonha , existem vinhos muito diferentes.O vinho Frances e suave,apaixonante, frutado,delicado,macio.O do novo mundo , fruta pura, elegancia,madeira equilibrando o vinho.
Dai ser tao dificil gostar dele, pois nao recebemos um impacto frontal , nem um ataque de potencia como por exemplo um Cabernet.Muita gente acha sem graca.
Lembro de uma degustacao as cegas de Pinot que meu amigo Tufi Meyer fez em Tres Coracoes , onde o vinho do Brasil ganhou e que deu um polemica incrivel.
Mas o fato e que, so em dois paises fora da borgonha , o Pinot se deu bem,Nova Zelandia(Central Otago e Martinborough) e Estados Unidos(Russian River em Sonoma).
Um Pinot da borgonha famoso e o Romanne Conti, mas podemos achar por ai ,bons exemplares franceses , e do novo mundo,com bom preco.Os da Nova Zelandia , a Premiun , importa,
da California , a Mistral tem bons exemplares.
Se vc nunca provou, ta na hora de comecar.Vc vai virar fa de carterinha, como eu.

Nenhum comentário: