domingo, 14 de janeiro de 2007

Um velho companheiro


As rolhas de cortiça foram inventadas para fechar garrafas na Grecia antiga e nas civilizacao Romana. Retira-las ,nao era dificil porque elas ficavam acima da borda das garrafas. Depois da queda de Roma no sec V, as rolhas desapareceram de uso por mil anos.

Durante o sec 16 , as rolhas de garrafa de cortiça reapareceram na Inglaterra. Outra vez, novamente nenhum instrumento especial era exigido para retira-las,pois se colocava a rolha como os romanos.
As garrafas de vidro soprado começaram a substituir barris e peles como recipientes de vinhos.Se desenvolveu um tipo de garrafa com o pescoço mais afilado. As garrafas eram fechadas com cortiças embrulhadas com linho encerado,sendo facil de colocar e retirar .
Entre os sec 17 e 18 , as garrafas e as rolhas se desenvolveram simultaneamente. Esse formato de garrafa podia ser usada, para armazenamento e remessa, uma vantagem que incentivou o negocio internacional de vinho.Rolhas mais apertadas foram exigidas ,assim as garrafas nao vazariam.Dessa foram algum instrumento teria que existir para retirar a rolha.Um ferramenta longa , manipulada .Deram o nome no inicio de helice de garrafa,ate que em 1720 surgiu o nome saca rolhas.Em 1795, um frade ingles de nome Henshall,obteve a patente.Nao que ele tivesse inventado, ele apenas criou um modelo,que levou seu nome.
Hoje existem diversos, colecionadores pagam muito por modelos antigos ou raros.Eu gosto do dois estagios(o mais pratico e preciso).Cada um tem seu preferido.
Apesar das vinicolas estarem hoje criando jeitos mais faceis de se abrir um vinho,acho que ainda essa antiga ferramenta tem seu lugar no nosso cotidiano.

Nenhum comentário: