terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Sem sofrimento



Quem esteve aqui no Brasil semana passada divulgando os vinhos da Casa Lapostolle, do Chile, foi o enólogo Michel Rolland.Por mais que se escute critica, o cidadão é fera mesmo.Não porque ele faz vinhos espetaculares, nem por que é um dos " Flying Makers ", mais importantes do mundo.
Simplesmente porque ele descobriu um jeito de fazer vinho que dá resultado.Não vai demorar , a Miolo vai lançar alguma coisa bebível aqui no Brasil.
Ele manda as vinícolas onde dá consultoria (ex Casa Lapostolle, Miolo,Tenuta dell Ornellaia , Château Ausone , entre outras) acabarem com o sofrimento das uvas e do mosto( suco de uva prensada) dentro das cantinas na hora da vinificação.
Tudo tem que ser por gravidade, sem aquelas bombas que fazem remontagens do vinho na hora da maceração( como o mosto é um suco sem cor, eles deixam as cascas um tempo junto do mosto para dar cor ao vinho) ou no transporte para as barricas .
Assim , são feitas reformas radicais nas máquinas e instalações.A uva deve sofrer com a falta da agua quando está na parreira.Foi colhida, tem que ser tratada com muito carinho sem estresse.
Isso ajuda muito no resultado final do vinho.

Nenhum comentário: