domingo, 24 de dezembro de 2006

Retornou, agora para ficar



O Brasileiro ser aficcionado de vinhos finos de boa qualidade, importados e novidade de 10 anos ou ate menos .Ainda tem muita gente que nao tem habitualmente esse costume.A cerveja ou o uisque ainda concorrem muito com o vinho.Sempre a preferencia e o Tinto, o Branco nao aparece com assiduidade nas mesas , nem como aperitivo.O Rose nem se fala.
Agora esta voltando o vinho Rose.
Pra falar a verdade eu mesmo tinha uma certa implicancia com os Roses.
Nos anos 70 era uma mania , todo mundo bebia como aperitivo.Tinha o classico Rose D anjou.
Aparecia muito em filmes europeus ,rodados no mediterraneo.Aqui tinha tbm ,chegavam uns exemplares.Eu tenho um Rose D anjou , dessa epoca na minha adega, heranca do meu avo.
So que esse tipo de vinho e vinificado diferente.Ele fica muito pouco tempo em contato com as cascas.
Todo vinho e sem cor .A cor vem do tempo que fica em contato com as cascas.A estrutura tbm.Mais tempo, mais cor e estrutura, menos tempo o inverso.Esse e o caso do Rose, pois e leve.Tanto na cor e na estrutura.Dai ser bom para um aperitivo.
Andaram misturando tintos e brancos e queimaram o nome do Rose.Anos se passaram e.... ele esta , chegando de mansinho.Podemos encontrar uma quantidade boa , de opcoes e precos.Novo mundo, velho mundo faca sua opcao, todos sao parecidos.
A titulo de curiosidade pus ai o link da Tavel,uma vinicola muito antiga na Franca, fica no Rhone, e o Rose e seu carro chefe.
Acho que vai ser uma tendencia nesse verao.Combina com o calor que faz aqui.

Nenhum comentário: