sábado, 9 de dezembro de 2006

As vezes vc ainda acha em algum lugar


A vinícola Concha y Toro é uma das mais antigas do Chile, e apesar da idade, se moderniza sempre para seus vinhos acompanharem a concorrência.Desde os anos 80 , o Don Melchor era o vinho top mais conhecido do Chile, ai apareceram na década de 90 o Almaviva, o Clos Apalta.A briga ficou feroz, ainda mais com as pontuações obtidas por todos os vinhos, ao longo do tempo.
Agora, o Don Melchor alcança 96 pontos na avaliação da Wine Spectator.Apenas 4 para 100 e a perfeição.O quarto melhor do ano.
No Chile o vinho não está sendo mais encontrado, a procura é intensa.Como explicar esse sucesso?
Pela preocupação de Enrique Tirado, enólogo, que faz o vinho, com a qualidade.Em 99 começou a revoluçao tecnológica.
A começar por Puente Alto , a região onde se colhem as uvas, que é muito quente durante o dia e muito frio a noite , pelos ventos que vem dos Andes, ajudando na maturação perfeita das uvas.A água do degelo , irriga os vinhedos, trazendo todos os nutrientes para as parreiras.
Os vinhedos são divididos em parcelas pequenas a fim de se extrair todo a vantagem desse terroir perfeito.Toda colheita é manual.As vezes uma parcela espera mais que as outras para ser colhida.
Após a vinificação o vinho permanece 15 meses em barricas de carvalho francesas novas, maturando dentro das caves antigas da Concha y Toro.Quando o vinho chega para ser degustado , sentimos a potência e a elegância que se espera desse ícone.
Em Junho deste ano , participei de uma degustação comandada por Tirado aqui em BH, e estava lá o 2003 , junto ao 2000 e 2001.Falei com ele que o 2003 , apesar de muito tânico , havia me impressionado pelo equilibrio entre boca e nariz.Não havia aquele herbáceo característico dos vinhos chilenos e por vezes desagradável.Um tabaco, junto com frutas vermelhas aparecia muito nítido.O resultado de um trabalho quase perfeito.
Acho que mereceu a nota!

Nenhum comentário: